Internacional

Comentário de Powell sobre gráfico de pontos soou dovish e ajudou mercado

Atualizado 01/11/2023 às 17:04:04

[01/11/23] Da Redação do Bom Dia Mercado

O presidente do Fed, Jerome Powell, não retirou explicitamente da mesa a possiblidade de novo aumento nos juros básicos, mas fez alguns comentários considerados bastante dovish pelo mercado, segundo a Bloomberg.

Por exemplo, quando questionado sobre o gráfico de pontos de setembro (não houve atualização desse gráfico na reunião de hoje), Powell afirmou que a eficácia das previsões diminui com o tempo. Foi, potencialmente, um sinal de que o apoio a mais um aumento das taxas está diminuindo, segundo analistas.

Ele ainda reiterou que o Fed está avançando reunião por reunião e que são necessários mais dados para mostrar que a inflação está caindo de forma sustentável e disse que há um longo caminho a percorrer para que a inflação volte à meta do Fed, de 2%.

Já o comunicado da decisão permaneceu praticamente inalterado, com exceção a uma menção ao aperto das condições financeiras.

Os ativos oscilaram durante a fala de Powell, mas no fim aceleraram as altas, com a percepção de que a barra para um aumento de juros está ficando mais alta.

As bolsas em NY sobem forte, os juros dos Treasuries têm quedas expressivas e o índice dólar perdeu os ganhos do dia. (Equipe BDM)

Veja Também