Europa

Bolsas europeias fecham majoritariamente em alta com Fed ofuscando BCE

Atualizado 14/12/2023 às 14:44:55

As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta, com os investidores ignorando a resistência do BCE às apostas do mercado sobre cortes nas taxas de juros e aplaudindo a mudança do Fed um dia antes.

O BCE rejeitou cortes iminentes nos juros, reafirmando que os custos dos empréstimos permaneceriam em máximas recordes apesar das expectativas de inflação mais baixas. O BC, no entanto, manteve as taxas estáveis, conforme esperado.

image 5
Bolsas europeias fecham majoritariamente em alta com Fed ofuscando BCE 2

Já o Fed deixou as taxas inalteradas ontem, com o presidente Jerome Powell sugerindo que os aumentos chegaram ao fim e que a discussão sobre cortes estava “surgindo”.  Setor imobiliário liderou ganhos setoriais e mineradoras acompanharam alta dos metais. Separadamente, o BoE disse que as taxas de juros precisavam permanecer altas por “um período prolongado”.

Em outros lugares, o Banco Nacional Suíço manteve juros e reduziu as previsões de inflação, enquanto o BC da Noruega apresentou um aumento. Frankfurt caiu -0,04%; Londres +1,34%; Paris +0,59%; Madri +0,69%; Stoxx 600 +0,93% (476.86). (BDM Online + agências)

Veja Também