Europa

Bolsas europeias fecham em alta com energia compensando mineradoras e saúde

Atualizado 05/12/2023 às 14:01:31

As bolsas europeias fecharam em alta, com energia compensando queda nas mineradoras e na saúde, enquanto os investidores se concentraram em dados para obter insights sobre as perspectivas da política monetária global.

Indicadores recentes mostraram que a recessão na atividade da zona euro diminuiu no mês passado, mas ainda indicam que a economia do bloco irá se contrair novamente neste trimestre, à medida que Serviços segue lutando por demanda. Pesquisa do BCE com consumidores em outubro mostrou que as expectativas de inflação se mantiveram estáveis enquanto as perspectivas para o crescimento pioraram.

A conservadora Isabel Schnabel observou hoje que novos aumentos de juros são “ bastante improváveis”, após queda grande na inflação, levando os rendimentos dos títulos a uma baixa acentuada.

As mineradoras acompanharam os preços dos metais básicos, enquanto as ações de energia seguiram o petróleo. O setor de saúde também foi impactado pelo rebaixamento da alemã Carl Zeiss Meditec pelo JPMorgan.

Frankfurt subiu +0,79%; Londres +0,31%; Paris +0,74%; Madri +0,63%; Stoxx 600 +0,38% (467.54). (BDM Online + agências)

Veja Também