Europa

Bolsas europeias estendem sua mais longa sequência de quedas no ano

Atualizado 23/06/2023 às 13:11:20

As bolsas europeias fecharam em queda , pelo quinto dia, estendendo sua mais longa sequência de perdas do ano, prejudicadas por dados de atividade mais fracos. Com a Europa enfrentando uma recessão leve, analistas não enxergam mercados subindo muito a partir daqui.

BCs agiram agressivamente na semana para combater a inflação. Na 5ªF, o BoE aumentou as taxas acima do esperado, enquanto a Suíça e a Noruega também elevaram juros. Embora a inflação deva cair na segunda metade do ano, o momento mais fraco e os alertas de lucro apoiam uma visão cautelosa.

As ações europeias ainda acumulam alta de 6,7% no ano, graças a um forte início de 2023 e uma recuperação da crise dos bancos em março.

O pior desempenho de hoje foi da Siemens Energy, que caiu mais de 37%. A empresa alertou que o impacto dos problemas de qualidade em sua unidade de aerogeradores da Siemens Gamesa será sentido por anos.

No fechamento: Frankfurt -0,98%; Londres -0,52%; Paris -0,55%; Madri -1,03%; Stoxx 600 -0,34% (453.14). (BDM Online + agências)

Veja Também