Express

BDM Express: IPCA-15 e contas do Governo Central são destaques

Atualizado 28/11/2023 às 05:48:09

A confiança do consumidor da Conference Board é o único indicador previsto hoje nos EUA, onde a agenda começa a ganhar mais ritmo a partir de amanhã, com o PIB/3Tri, o Livro Bege (4ªF) e o PCE de outubro (5ªF). Mas o dia será movimentado pelas falas de vários Fed boys, que testam as apostas de um ciclo de corte de 100 pbs do juro a partir de maio. Lagarde também volta a falar na zona do euro (13h), após ter alertado para a necessidade de os juros se manterem elevados contra a inflação, puxando o euro.

Aqui, é dia de IPCA-15 (9h), Caged (13h) e resultado primário do Governo Central (14h30). A CAE do Senado marcou para as 10h o início da sabatina dos dois indicados ao BC, Paulo Pichetti e Rodrigo Alves Teixeira. Já a votação do projeto de taxação dos fundos exclusivos e offshores foi adiada para amanhã.

Em semana decisiva para a pauta econômica, o Congresso começa a ficar esvaziado com os parlamentares viajando para a COP-28, em Dubai. Rodrigo Pacheco já embarcou com Lula, deixando o comando do Senado para o vice, Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Líderes asseguram que os trabalhos não vão parar no Legislativo, mas há risco para o quórum na aprovação de matérias importantes.

Haddad também integra a comitiva presidencial e deixou o secretário-executivo Dario Durigan encarregado da MP 1185, a mais importante do pacote de arrecadação, que regulamenta a subvenção estadual na base de cálculo ICMS. Em Brasília, Durigan disse nesta 2ªF que, no curto prazo, é importante o papel das administrações tributárias no desenho dos julgamentos do Carf e na MP 1185, das subvenções do ICMS.

ESTADOS – Secretários estaduais de Fazenda divulgaram nota indicando que as leis aprovadas em 2022 para reduzir o ICMS de energia elétrica, combustíveis e telecomunicações geraram uma perda de arrecadação de até R$ 109 bilhões nos 12 meses até junho.

OS ESCOLHIDOS – Antes de embarcar, Lula anunciou Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR. Senadores e auxiliares diretos de vários partidos de centro e esquerda ouvidos pelo Broadcast Político consideram que o governo terá uma tarefa difícil para aprovar a indicação do ministro para o STF.

PRECATÓRIOS – A decisão do relator da ação impetrada pela AGU junto ao STF, o ministro Luiz Fux, foi recebida como uma boa saída pela equipe econômica, que poderá quitar o estoque de R$ 95 bilhões dessa dívida por créditos extraordinários. E o mais importante, essa despesa não será contabilizada no resultado primário para fins de verificação da meta fiscal. O pedido de vista de André Mendonça deve ser liberado amanhã, 4ªF.

AGENDA – O IPCA-15 de novembro (9h) deve acelerar para 0,30% na mediana das estimativas apuradas em pesquisa Broadcast. Em outubro, ficou em 0,21%. Às 13h, o Caged de outubro deve apontar criação líquida de 135 mil postos formais de trabalho, depois de 211.764 vagas em setembro. Às 14h30, sai o resultado primário do Governo Central em outubro.

LULA – O presidente chega nesta 3ªF em Riad, na Arábia Saudita, e às 12h participa de cerimônia no Palácio Real Al Yamamah, onde será recebido pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, com quem terá um encontro reservado.

NOS EUA – A confiança do consumidor medido pelo Conference Board (12h) deve piorar para 101,0 em nov.  Cinco Fed boys falam hoje: Austan Goolsbee (12h), Christopher Waller (12h05), Michelle Bowman (12h45), Michael Barr (15h05 e 17h30) e a presidente interina do Fed de St. Louis, Kathy O’Neill Paese, às 16h30.

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos.

Veja Também