Sem categoria

BDM Express: Índices PMO conferem riscos à economia global

Atualizado 01/08/2023 às 06:11:32

A queda do PMI da China em julho para o território de contração (49,2) contrariou o consenso (50,3) e deve gerar a expectativa de novos estímulos. Ainda na Ásia, o índice do Japão veio abaixo do esperado (49,6). Na Europa, são de recuo todas as previsões para os índices PMI de julho, nesta manhã – o que deve reforçar as apostas em pausa do aperto do juro pelo BCE. Já nos EUA, dois indicadores da atividade na agenda devem melhorar, mas o investidor em NY estará mais preocupado com o relatório Jolts de abertura de vagas (11h), enquanto espera pelo payroll (6ªF) para projetar o Fed.

Aqui, o IPC-S vem próximo de zero e a produção industrial deve voltar a cair. No noticiário corporativo, repercute a definição do modelo de privatização da Sabesp. Em entrevista concedida no início da noite, Tarcísio de Freitas informou que foi escolhido o follow on, oferta subsequente de ações, para a operação, por ser mais “flexível” e que “mais se adapta” à companhia por garantir investimento para todos os municípios do Estado, mesmo para os que não apresentam vantagem econômica.

O governo do Estado seguirá acionista da Sabesp após a privatização da companhia, mas essa participação, que hoje é de 50,3%, ainda será decidida. O governo seguirá com participação minoritária, “acompanhando o crescimento da empresa”. Ele estima R$ 66 bilhões em investimentos, com o processo antecipando a universalização do saneamento no Estado para 2029.

A possibilidade de o Estado de São Paulo receber ações com poder de veto para decisões de caráter estratégico, no entanto, não está resolvida. Está sendo estudada, assim como uma possível trava na participação privada. O governador quer aprovar a privatização da Sabesp na Assembleia Legislativa de SP até o fim do ano e vender em 2024.

No Ibovespa, o dia foi de fortes ganhos, impulsionados pela alta das commodities, após a China anunciar estímulos para a sua economia. Destaque para Petrobras, que também reagiu positivamente à nova política de dividendos.

PRATES – Em meio às negociações para a reforma ministerial, Lula reúne-se hoje com Jean Paul Prates (Petrobras), às 10h, no Planalto. Nos bastidores, seguem as especulações de que o presidente não estaria satisfeito com Prates.

ARCABOUÇO FISCAL – Na volta dos trabalhos legislativos, Arthur Lira (PP) convocou os líderes partidários para reunião hoje, quando será definida a pauta de votações da semana. Há expectativa no governo de que o projeto do novo arcabouço fiscal seja aprovado até a 5ªF, para permitir o envio do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) em 30 de agosto já com as novas regras. Mas a votação ainda não está confirmada.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL – A mediana do mercado indica contração de 0,1% da produção industrial em junho, na margem, após alta de 0,3% em maio. O programa de incentivo às montadoras levou a uma antecipação da produção de veículos em maio, que deve ser devolvida em junho. Mais cedo (8h), a FGV divulga o IPC-S fechado de julho. O resultado da balança comercial será divulgado às 15h.

BALANÇOS – Klabin reporta resultado do 2Tri antes da abertura e Cielo e Iguatemi, após o fechamento. Nos EUA, tem Caterpillar agora pela manhã e AIG à noite. No Reino Unido, HSBC.

MAIS AGENDA – Ainda lá fora, índices PMI industrial de julho na Alemanha (4h55), zona do euro (5h) e Reino Unido (5h30) devem recuar sobre junho. Nos EUA, saem o PMI industrial da S&P Global (10h45) e o PMI industrial do ISM (11h).

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call em dez parágrafos, ideal para ser distribuído aos seus clientes com a logomarca da sua empresa. Consulte nosso atendimento

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também