Express

BDM Express: BCE pode confirmar pivô dovish do Fed

Atualizado 14/12/2023 às 06:01:05

Depois do Fed dovish, o BCE e o BoE anunciam hoje a decisão para os juros na zona do euro (10h15) e no Reino Unido (9h). Nos dois casos, a expectativa é de manutenção das taxas. Especialmente o BCE terá que admitir a forte desinflação no bloco, que já leva as instituições a anteciparem o início dos cortes para abril. Isso tenderia a consolidar o sentimento de que os grandes BCs estão na direção de aliviar a carga da política monetária. Se o cenário se confirmar, o Copom, que saiu na frente no aumento do juro, acabará sendo o último em seu conservadorismo.

Embora tenha citado um ambiente externo “menos adverso”, o comunicado do Copom apenas trocou “a resiliência da inflação” lá fora por “sinais incipientes” de queda, um ajuste de texto longe das novas projeções do Fomc para o núcleo do PCE.

A cereja do bolo foi a declaração de Powell confirmando que os dirigentes do Fomc começaram a discutir os cortes do juro e que este será o tema das próximas reuniões. Os yields dos Treasuries derreteram com o dólar, enquanto as bolsas voaram.

O entusiasmo contagiou os ativos domésticos a poucas horas do Copom, enquanto a curva de juros futuros passou a precificar chances maiores de o BC sinalizar a possibilidade de acelerar o ritmo de quedas da Selic para 75pbs.

O Copom, no entanto, jogou um balde de água fria nessas apostas de última hora, afirmando que a dose de 0,50pp é adequada para a convergência da inflação às metas. Reduziu a Selic para 11,75% e contratou novos cortes (no plural) da mesma magnitude.

QUE DEUS A TENHA – Um estudo da Câmara indica que a LDO inviabiliza o objetivo da equipe econômica de zerar a meta do déficit no ano que vem. O texto final do relator Danilo Forte incluiu dispositivo que limita o bloqueio preventivo de despesas a R$ 22,3 bilhões no Orçamento do ano que vem. A LDO pode ser incluída para votação em plenário na sessão de hoje do Congresso.

TEM JABUTI NA SUBVENÇÃO – O relatório da MP da subvenção do ICMS incluiu “jabutis” que alteram a lei que modificou a tributação das offshores, sancionada pelo presidente Lula. Um artigo permite que pessoas físicas com offshore fora de paraísos fiscais optem pela tributação automática dos lucros em 31 de dezembro de cada ano.

DINO – Por margem apertada de votos no plenário (47 a favor x 31 contra), o ex-ministro da Justiça foi aprovado para o Supremo pelo Senado. O subprocurador-geral Paulo Gonet será o novo PGR. Teve 65 votos contra 11.

AGENDA – O IBGE divulga às 9h as vendas no varejo em outubro. Com atraso de um dia, o fluxo cambial semanal sai às 14h30. Haddad fala, às 9h30, na abertura do evento Trilha Financeira do G20.

LÁ FORA – A agenda dos indicadores nos EUA prevê o auxílio-desemprego e as vendas no varejo. Ambos saem às 10h30. Logo cedo (6h), a AIE solta seu relatório mensal de petróleo. Os BCs do México (16h) e Peru (sem horário) decidem juro. No fim da noite (23h), são importantes na China a produção industrial e as vendas no varejo em novembro.

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos.

Veja Também