Ásia

Ata hawkish do Fed afunda grandes bolsas da Ásia; Hong Kong cai 3%

Atualizado 06/07/2023 às 07:15:06

Os principais mercados asiáticos estenderam as perdas da véspera reagindo à ata dura da mais recente decisão de juros dos EUA. Além de argumentar por mais altas de juros neste ano, o documento revelou um Fed dividido, com alguns dirigentes contrários inclusive à pausa de junho. Na sequência, o Citi passou prever altas de 0,25 pp nas reuniões de julho e setembro.

Na segunda queda consecutiva, Hong Kong liderou as baixas, com recuos de quase 5% no setor financeiro e de 2% em papéis de consumo e imobiliários. A queda em Tóquio foi a terceira seguida e afetou os setores de tecnologia, financeiro e pesos-pesados como Nintendo (-3%).

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, desembarcou há pouco em Pequim, para uma visita de quatro dias, em meio ao mal-estar com a decisão da China de limitar exportações de metais essenciais para a fabricação de supercondutores avançados a partir de 1º de agosto. A alegação é de defesa dos interesses nacionais de segurança.

O minério de ferro em Dalian subiu 0,97%, reagindo a restrições do governo chinês à produção em Tangshan, maior centro siderúrgico da China. Confira o fechamento:
(Lucia Boldrini + agências)

▪️ Tóquio — Nikkei: -1,70%
▪️ Hong Kong — Hang Seng: -3,00%
▪️ Taiwan — Taiex: -1,73%
▪️ Coreia — Kospi: -0,88%
▪️ China — Xangai: -0,54%
▪️ China — Shenzhen: -0,37%

Veja Também