Internacional

Ata do Fed: Quase todos os dirigentes concordaram ser apropriado cortar juros em 2024

Atualizado 10/04/2024 às 15:30:52

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/01/federal-reserve-eua-1-2.jpg

A maioria dos membros do Federal Reserve concordaram que será apropriado iniciar o processo de flexibilização monetária em algum momento neste ano, caso a economia evolua conforme o esperado. Nesta quarta-feira (10), o BC americano divulgou a ata da última reunião de política monetária, na qual também destacou que os dirigentes acreditam que os juros estão no seu pico.

Apesar disso, os últimos dados mostraram que a economia americana segue resiliente e que será preciso mais confiança de que a inflação está caminhando para a meta de 2% para iniciar cortes nos juros.

É importante lembrar que a ata não contou com os dados do CPI divulgados hoje, que mostraram uma terceira leitura acima do esperado pelo mercado. O resultado derrubou as chances de corte de juros em junho e passou para o terceiro trimestre.

Para alguns dirigentes, alta da inflação recente não pode ser descontada como anômala, que estão atentos aos riscos, e veem perspectiva econômica incerta. Outros membros do Fed disseram que questões sazonais podem ter afetado inflação.

Em relação ao PIB, a ata mostrou que os dirigentes esperam desaceleração do crescimento econômico após ritmo forte de 2023, mas que atividade se expande em ritmo sólido, assim como o emprego.

O documento não mudou o desempenho dos mercados nesta quarta. Por volta das 15h30, o Dow Jones tinha queda de 1,35%, S&P 500 caia 1,15% e Nasdaq perdia 1,11%. O Ibovespa, por sua vez, registrava baixa de 1,27%. Por outro lado, o dólar se fortalecia, com alta de 1,34%, aos R$ 5,0754.

Veja Também