Juros

Ata do Copom: expectativa é manter corte de 0,5 pp na Selic em próximas reuniões

Atualizado 06/02/2024 às 08:42:10

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/02/juros.jpg

[06/02/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado

O Banco Central divulgou hoje a ata da última reunião do Copom, realizada nos dias 30 e 31 de janeiro, quando o comitê cortou em 50 pontos-base a taxa Selic, para 11,25%. De acordo com a ata, a avaliação foi de que “houve um progresso desinflacionário relevante, em linha com o antecipado pelo Comitê, mas ainda há um caminho longo a percorrer para a ancoragem das expectativas e o retorno da inflação à meta, o que exige serenidade e moderação na condução da política monetária.

👉🏻 Clique aqui para seguir o Canal do BDM no WhatsApp

Além disso, a incerteza, em particular no cenário internacional, que tem se mostrado volátil, prescreve cautela na condução da política monetária. O Comitê relembrou que a incorporação de cenários e variáveis exógenas, como a dinâmica fiscal ou o cenário externo, se dá por meio de seus impactos na dinâmica prospectiva de inflação, sem relação mecânica com a determinação da taxa de juros”.

Ainda segundo a ata, o Copom antevê, de forma unânime, a redução em 50 pontos-base da taxa Selic nas próximas reuniões. Mas destacou que “a conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, expectativas de inflação com reancoragem apenas parcial e um cenário global desafiador, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária. O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”. (Tiago Abech)

Veja Também