Petróleo sobe com incerteza nas relações entre EUA e Irã
Americanos pediram a navios americanos se afastarem do Irã ao passarem pelo Estreito de Ormuz
Em mais uma sessão volátil, os contratos futuros de petróleo terminaram em alta nesta 2ªF.
Os preços já subiam no início da tarde e aceleraram os ganhos após notícia de que os EUA pediram a navios americanos se afastarem o máximo possível do Irã ao passarem pelo Estreito de Ormuz.
O alerta vem após um episódio de tensão na semana passada, quando militares americanos abateram um drone iraniano que se aproximava de um porta-aviões.
Em meio a negociações com os EUA na semana passada, os iranianos sugeriram hoje diluir o estoque de urânio enriquecido em troca do fim de todas as sanções financeiras.
Existe a promessa de um novo encontro entre as partes para discutir o assunto, mas a data e o local ainda não foram anunciados.
Em paralelo, o mercado vive a expectativa de reunião entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e Trump para discutir as negociações com o Irã. Tal encontro pode acontecer na quarta (11), em Washington.
O contrato do Brent para abril fechou em alta de 1,45%, a US$ 66,04 por barril na ICE, enquanto o WTI para março avançou 1,27%, a US$ 64,36 por barril na Nymex.