Surfando a crise

Veja em poucos parágrafos os temas que marcam esta sexta-feira, 01/08, no mercado financeiro

Express
Foto:

Bom dia,

◾ Com o país unido contra Trump, Lula ganha impulso político. A aprovação do governo passou de 49,7% para 50,2%. O presidente deve falar em rede nacional sobre as tarifas de Trump e a investida contra o Judiciário.

◾ A crise elevou o tom político e reacendeu o “trade eleitoral”. No Planalto, a ordem é aproveitar o momento e evitar pacotes e retaliações. O governo vai anunciar medidas pontuais, conforme as tratativas com os Estados Unidos.

◾ O jantar de ontem à noite com os ministros do STF serviu para o presidente Lula sinalizar reação institucional à Lei Magnitsky imposta a Alexandre de Moraes. A AGU avalia acionar a Justiça americana e também recorrer à Corte de Haia.

◾ O STF reabre os trabalhos hoje e deve se manifestar oficialmente contra as sanções a Alexandre de Moraes. O presidente Barroso e outros ministros da Corte discursarão em defesa da independência do Judiciário.

◾ Senadores democratas dos Estados Unidos preparam um projeto para derrubar o tarifaço de 50%, argumentando que os consumidores americanos pagarão mais caro pelos produtos atingidos e que o Brasil pode se aproximar da China.

◾ Trump endureceu com o Canadá, elevando a tarifa para 35%, mas sinalizou espaço para negociação. A trégua com a China, que expira no dia 12, segue indefinida, mas deve ser prorrogada. Por aqui, Haddad articula reunião com o Tesouro americano.

◾ Na agenda em NY, o payroll de julho esta manhã deve confirmar o desaquecimento do emprego nos Estados Unidos. A expectativa é de criação de 101 mil vagas. Ontem, a inflação medida pelo PCE veio acima do esperado e esfriou apostas de corte em setembro.

◾ Nos mercados, os frigoríficos tombaram no Ibovespa com carnes fora da exceção tarifária. Marfrig caiu 10%. Já a Embraer, fora do tarifaço, disparou quase 6%. O índice da bolsa brasileira caiu 0,69% e fechou julho com a pior perda desde 2011.

◾ O dólar voltou aos R$ 5,60 e os juros futuros avançaram com inflação, dívida alta e a Selic firme em 15%.

◾ A temporada de balanços teve lucro menor da Vale, surpresa positiva da Marcopolo e prejuízo na CSN. Ambev afundou após o resultado e Petrobras reajustou o querosene de aviação em 4,7%. Hoje, saem os resultados de Chevron e Exxon.

O BDM Express é um resumo em 10 parágrafos do BDM Morning Call, elaborado com a ajuda de IA sob a supervisão de Rosa Riscala, e pode ser customizado com o logo de sua empresa para distribuição.
Para mais informações, contate o comercial do BDM pelo WhatsApp: 55 (11) 95653-9007

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado

Você pode se interessar

trump1
dolar grafico
bb