Ásia: Bolsas fecham em alta no último dia da semana e após Japão subir juros
As bolsas de valores da Ásia encerram o pregão da sexta-feira todas em alta moderada, com destaque para o índice Nikkei que subiu +1,02% após o Banco do Japão elevar as taxas de juros em 25 pontos, para 0,75% ao ano, o maior nível em 30 anos.
Contribuiu também para que o mercado asiático ficasse no terreno positivo o arrefecimento da inflação nos EUA, divulgada na manhã de ontem. Em todas as praças, os índices ficaram positivos.
Na China continental, Xangai avançou +0,36% e, em Shenzhen, alta de +0,66%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu +0,75 e, em Seul, o Kospi avançou +0,65%. Em Taipé, o Taiex terminou o dia com alta de +0,83%. (BDM Online)
No Diário de hoje, a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, comenta que o CPI dos EUA abaixo do esperado reduziu a pressão por aperto monetário, impulsionando bolsas de NY e derrubando os Treasuries. Na Europa, BoE cortou juros e BCE manteve tom neutro. No Brasil, ativos reagiram após melhora no noticiário político, com Bolsa em leve alta e dólar devolvendo parte da valorização. Hoje, atenção à Nota do Setor Externo e indicadores de confiança e consumo nos EUA e Europa.
Vai rolar: Congresso vota Orçamento para garantir emendas
[19/12/25] O Japão elevou hoje o juro em 25pbs, para 0,75%, nível mais alto em três décadas, em uma decisão amplamente esperada pelo mercado. Trecho do comunicado apontou que a taxa básica pode continuar subindo. Investidores avaliam hoje os comentários do presidente do BoJ, Kazuo Ueda, sobre ajustes adicionais para buscar a taxa neutra.
Já nos EUA, o CPI abaixo do esperado estimulou algumas apostas em novo corte em janeiro, enquanto, no Brasil, Galípolo ajudou um pouco, ao comentar que não há uma decisão tomada para o próximo Copom.
Em Brasília, o Congresso encerra o ano legislativo com a votação do Orçamento de 2026, em sessão marcada para o meio-dia. (Rosa Riscala)
👉 Confira abaixo a agenda de hoje
Indicadores ▪️ 04h00 – Alemanha/Destatis: PPI de novembro ▪️ 04h00 – Reino Unido/ONS: vendas do varejo de novembro ▪️ 07h00 – Rússia: BC divulga decisão de política monetária ▪️ 08h30 – Brasil BC: Setor Externo de novembro ▪️ 12h00 – EUA/NAR: vendas de moradias usadas de novembro ▪️ 12h00 – EUA/Univ. Michigan: Índice de Sentimento do Consumidor final de dezembro ▪️ 12h00 – Zona do euro/Comissão europeia: confiança do consumidor preliminar de dezembro ▪️ 15h00 – Colômbia: BC divulga decisão de política monetária
Eventos ▪️ BC realiza leilão de linha de até US$ 2 bilhões ▪️ 09h00 – Congresso: Comissão Mista do Orçamento (CMO) analisa o projeto do Orçamento 2026 ▪️ 10h00 – Lula e Haddad participam da cerimônia de encerramento da 12ª edição da Expocatadores, em São Paulo ▪️ 12h00 – Congresso: votação do Orçamento 2026