Nova ameaça dos EUA na véspera da superquarta
… Vendas no varejo e produção industrial de agosto são destaques entre os indicadores nos Estados Unidos na véspera da decisão do Fed, nesta superquarta, com o entusiasmo pela queda dos juros derrubando o dólar e garantindo recordes nas bolsas. Aqui, mais um recuo da taxa de desemprego tende a reforçar a cautela do Copom para manter a Selic estável, apesar dos dados fracos do IBC-Br. No cenário político, sinais de que uma anistia ampla tem poucas chances no Congresso trazem algum alívio, enquanto repercute a nova ameaça do governo americano de anunciar “medidas adicionais” contra o Brasil na próxima semana, em resposta à condenação de Bolsonaro.
CONTINUA NA PAUTA – A declaração do secretário de Estado americano, Marco Rubio, em entrevista à Fox News, reduziu os ganhos dos ativos domésticos, no meio da tarde de ontem, surpreendendo quem já não esperava mais retaliações da Casa Branca.
… Segundo Rubio, o “Estado de Direito está ruindo no Brasil”.
… Referindo-se a Alexandre de Moraes (STF), disse que “há juízes ativistas, um em particular, que não foi apenas atrás de Bolsonaro, mas tentou agir até contra cidadãos americanos e contra pessoas que publicam online dentro dos Estados Unidos”.
… Questionado sobre qual seria a reação do presidente Trump, Rubio não deu detalhes, mas assegurou que “haverá uma resposta” dos Estados Unidos. “Teremos alguns anúncios na próxima semana sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar.”
… Na opinião dele, o julgamento é apenas parte de uma crescente campanha de opressão judicial que tenta alcançar empresas americanas.
… Trump usou o julgamento contra Bolsonaro e o que chamou de “caça às bruxas” ao ex-presidente como argumento para impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, cassou vistos e impôs a lei Magnitsky a Alexandre de Moraes.
ALCKMIN – Ao participar ontem à noite da 25ª Edição do Prêmio Valor 1000, em São Paulo, o vice-presidente e ministro do MDIC disse que o Brasil não pretende usar a Lei de Reciprocidade contra os Estados Unidos, ao comentar as ameaças de Marco Rubio.
… “Acho que não vamos responder, vamos dialogar, nós acreditamos que tem espaço para o diálogo e para negociação. Então, não pretendemos usar a lei de retaliação, de reciprocidade nesse momento, mas avançar no diálogo e na negociação.”
SEM ANISTIA – Na Câmara, Hugo Motta não está disposto a colocar em pauta um projeto que venha a ser barrado pelo Senado, onde uma anistia encontra forte resistência de Alcolumbre, ou venha a ser vetado pelo presidente Lula ou, ainda, derrubado pelo STF.
… As chances de Motta patrocinar uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, como querem os bolsonaristas, seria praticamente nula.
… O que o presidente da Câmara pode fazer é negociar um texto que tenha chances mínimas de ser viável. “Ele tratará do tema da anistia de forma institucional, sem aceitar pressões e pautando no momento adequado”, disse um interlocutor ao Valor.
… O mais provável é que Motta apoie o texto que está sendo discutido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com o governo e os ministros do Supremo Tribunal Federal, que inclui dois benefícios a Bolsonaro: redução de pena e garantia de prisão domiciliar.
… Na semana passada, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, disse que a oposição queria votar a urgência do projeto de anistia ampla em plenário já nesta terça-feira. Mas a ausência de uma proposta de consenso vai adiar essa pretensão.
… Além disso, repercute declaração do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, no fim de semana, quando ele defendeu que a decisão do STF deveria ser “respeitada” – um banho de água fria na ala mais radical dos bolsonaristas.
… Valdemar ainda fez mais: admitiu a tentativa de golpe de Estado, embora tenha afirmado que não é crime, se não foi concretizado.
… Também na Folha, a colunista Mônica Bergamo apurou que Motta e líderes do Centrão estão costurando um acordo com o STF para derrubar o pedido de urgência do projeto de anistia e votar a versão enxuta da PEC da Blindagem.
… Motta conversou no fim de semana com ministros do Supremo e almoçou ontem com o presidente Lula, que reforçou recado de que o governo não apoia anistia. O presidente também pediu pela MP da tarifa social de energia, que pode caducar nesta quarta, 17.
… A proposta de diminuir as penas para os condenados do 8 de Janeiro deve caminhar no Parlamento, mas a condenação de Bolsonaro deve ser mantida. Em contrapartida, a PEC da Blindagem poderia avançar na Câmara, sem oposição do STF e da base do governo.
… Só que essa PEC seria mais enxuta do que a proposta anterior, que previa até mesmo a suspensão de decisões da Corte. O texto em negociação prevê que o Congresso retome a prerrogativa de autorizar a abertura de processos contra parlamentares pelo Supremo.
… Na mesma Folha, aliados de Motta dizem que ele não é favorável ao perdão a Bolsonaro, mas quer votar um projeto para encerrar o assunto.
REI MORTO… – Em meio ao esvaziamento das pressões pela anistia, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cancelou a viagem a Brasília, nesta segunda-feira, que tinha como objetivo reforçar as articulações políticas em favor da anistia de Bolsonaro.
… Tarcísio foi aconselhado a submergir e, apesar de ter pedido ao STF para visitar o ex-presidente hoje, só foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes a encontrar Bolsonaro no dia 29 de setembro.
O APOIO DE GILMAR – Decano do STF, o ministro Gilmar Mendes disse estar convicto de que a anistia é ilegítima e inconstitucional, por se tratar de crime contra a democracia, “uma lesão grave à cláusula pétrea da Constituição”.
… Em evento do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, disse ainda que tem um diálogo muito profícuo, muito respeitoso e muito efetivo com Hugo Motta e Davi Alcolumbre. “Temos toda confiança neles e no seu respeito à institucionalidade”.
… Gilmar ainda avaliou como “incoerente” o voto divergente do ministro Luiz Fux no julgamento da trama golpista. “Se não houve golpe, não deveria haver condenação. Condenar Mauro Cid e Walter Braga Netto e deixar os demais de fora parece uma incoerência.”
… Questionado, respondeu que, se integrasse a Primeira Turma, teria acompanhado o voto do relator “de maneira inequívoca”.
UBS BB – Relatório do agregador de pesquisas de popularidade do UBS BB avalia que o aumento da aprovação do governo parece sugerir o início de uma tendência de melhora da popularidade do presidente Lula, embora em níveis ainda insuficientes para garantir a vitória em 2026.
… O estudo do banco, antecipado pelo Valor, inclui quatro novas sondagens: Paraná Pesquisas (25/08); CNT/MDA (08/09); Ipsos/Ipec (11/09); e Datafolha (11/09), com as três últimas projetando que a estimativa de “ótimo/bom” passou de 29,7% para 31,4%.
REFORMA TRIBUTÁRIA – O senador Eduardo Braga (MDB), relator do segundo projeto que regulamenta a reforma tributária, apresentou ao ministro Fernando Haddad, nesta segunda-feira, os últimos ajustes feitos no texto.
… Segundo interlocutores, não há grandes mudanças de última hora e tudo caminha para votação na CCJ do Senado amanhã, quarta-feira.
… Com o relatório aprovado na CCJ, os senadores poderão aprovar regime de urgência para votação do projeto no plenário. A data depende de definição de Davi Alcolumbre. Como é um projeto de lei complementar, precisa apenas de maioria absoluta dos senadores (41 votos).
… Na semana passada, Braga fez uma série de mudanças no texto, inclusive nas regras do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), além de normas para a tributação de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) e Fundos do Agronegócio do Brasil (Fiagros).
AGENDA – Na mínima histórica, a mediana das estimativas do mercado indica recuo da taxa de desemprego para 5,7% no trimestre encerrado em julho (de 5,8% até junho). As projeções apuradas em pesquisa Broadcast variam de 5,6% a 6%. O dado será divulgado às 9h.
… Esta será a quarta queda do ano da taxa de desocupação, impulsionada pelo ritmo de crescimento da atividade doméstica.
… Nesta segunda-feira, o IBC-Br de julho registrou declínio mais forte que o esperado, de 0,53% (da previsão de -0,20%), levando as instituições financeiras a revisarem as projeções para o PIB/3Tri, de +0,30% para +0,20%, e para o PIB/4Tri, de +0,10% para zero.
… Para os economistas ouvidos pela AE, os números do PIB à frente demonstrarão cada vez mais os impactos negativos do aperto monetário.
… Apesar do resultado fraco do IBC-Br, a ampla maioria continua esperando o primeiro corte da Selic apenas para janeiro (abaixo). O tom do comunicado do Copom amanhã deve ajustar as expectativas.
… Às 8h, sai a prévia do IPC-S e, às 9h30, Haddad participa online do J.Safra Investment Conference 2025.
LÁ FORA – Os dois indicadores de atividade previstos para hoje nos Estados Unidos não mudam a convicção de que o Fed vai cortar o juro nesta quarta-feira em 25 pontos, mas ajudam a projetar se o ciclo do ano será de dois ou três cortes.
… As vendas no varejo saem às 9h30 e têm previsão de alta de 0,2% em agosto. Já a produção industrial, que será divulgada às 10h15, deve cair 0,10%. Às 11h, tem o índice NAHB de confiança das construtoras em setembro.
… Dia também tem produção industrial de julho na zona do euro e o índice alemão Zew de expectativas econômicas em setembro (6h).
LISA COOK – Em uma derrota para Trump, o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos rejeitou o pedido do presidente para demitir a diretora do Fed Lisa Cook. A Casa Branca espera agora que a Suprema Corte acelere a votação do recurso impetrado.
MIRAN – Ainda ontem à noite, o Senado dos Estados Unidos aprovou o nome de Stephen Miran para assento no Fed, dando à Casa Branca maior influência sobre as decisões do Banco Central na véspera da reunião de política monetária, nesta quarta-feira.
TIKTOK – Presidente Trump confirmou reunião com Xi Jinping para esta sexta-feira, quando deverão acertar os termos finais da venda da rede social chinesa. Estados Unidos e China chegaram a um acordo estrutural após as discussões em Madri, no fim de semana.
… Trump havia estabelecido um prazo até 17/9 para a ByteDance alienar os negócios do TikTok nos Estados Unidos.
… Segundo o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, a ameaça de paralisação do TikTok no país levou os negociadores chineses a um acordo, mas as informações são de que exigiram uma compensação por meio de tarifas e concessões de controle de exportação.
… As negociações apontam para uma nova prorrogação de 90 dias da trégua tarifária.
RÚSSIA – Em paralelo, a China acusou os Estados Unidos de “coerção econômica” após as pressões para que a União Europeia imponha tarifas de até 100% ao país pela compra de petróleo russo. O mesmo pedido para punir a Rússia teria sido feito à Índia.
… Hoje, representante de Washington estará em Nova Déli para um dia de negociações comerciais; as exportações da Índia para os Estados Unidos caíram para US$ 6,86 bilhões em agosto, de US$ 8,01 bilhões em julho, desde a implantação das tarifas.
REINO UNIDO – Já o presidente Trump está hoje em Londres para anunciar acordos de mais de US$ 10 bilhões, incluindo nova parceria em ciência e tecnologia, cooperação em energia nuclear civil e avanços na cooperação em tecnologia de defesa.
… Vários empresários de tecnologia dos Estados Unidos participam do encontro, que prevê uma coletiva de imprensa de Trump e Starmer.
ESPADA SOBRE A CABEÇA – O aviso em dois de Rubio, de retaliação pela frente, descolou as ações do BB da alta dos bancos e afastou o dólar e DI das mínimas. Mas dá para dizer que o mercado doméstico deu um show de sangue-frio.
… O exterior falou mais alto e, animado pela perspectiva de cortes em série de juro pelo Fed, o dólar emplacou a quarta queda consecutiva e se aproximou da marca de R$ 5,30, enquanto o Ibovespa largou para novos recordes.
… Quanto maior ou mais intenso for o ciclo de relaxamento monetário nos Estados Unidos e quanto mais tempo o Copom sustentar a Selic nos 15%, tanto mais atrativo permanecerá o carry trade e tanto melhor o fluxo para o Brasil.
… No menor patamar em 15 meses, o dólar caiu 0,61%, a R$ 5,3211, após ter batido em R$ 5,3090 na mínima do dia.
… O real liderou o desempenho entre as moedas emergentes e foi o segundo melhor colocado no pregão desta segunda-feira entre as 33 divisas mais líquidas acompanhadas pelo Valor, ficando atrás apenas do won sul-coreano.
… A se confirmar a aposta de três cortes seguidos dos juros americanos, o ING acredita que o dólar entrará em um canal de baixa que poderá levar o euro a alcançar US$ 1,20 até o fim do ano. Ontem, subiu 0,27%, a US$ 1,1767.
… A libra esterlina ganhou 0,36%, cotada a US$ 1,3610, o iene avançou para 147,40 por dólar e, diante de mais esta rodada de enfraquecimento da moeda americana, o índice DXY fechou em baixa de 0,25%, aos 97,302 pontos.
… Na contagem regressiva para o dia D do Fed (amanhã), os juros dos Treasuries recuaram em todos os vértices, com a taxa da T-Note de 10 anos voltando para a faixa de 4,03%, a 4,037%, contra 4,061% no pregão anterior.
… O yield da Note-2 anos caiu a 3,537%, de 3,557% na sexta-feira. O Swissquote Bank observa que, embora o bônus tenha se recuperado dos níveis abaixo de 3,50% da semana passada, continua oscilando perto das mínimas do ano.
… Este movimento se justifica pela ampla expectativa no mercado, de praticamente 70% na ferramenta do CME Group, de que o juro americano não só comece a cair amanhã, como recue também em outubro e em dezembro.
… Sob a pressão dovish de Trump para acelerar o ritmo de afrouxamento monetário, o ex-presidente do Fed de St. Louis James Bullard disse que que conversou na semana passada com o secretário do Tesouro, Scott Bessent…
… Questionado sobre a chance de suceder Powell no comando do Fed, afirmou estar “muito interessado” no cargo.
AGORA VIROU ROTINA – Sob o “efeito Rubio”, BB ON afundou 2,20% e fechou na mínima do dia, a R$ 21,82, na terceira pior queda do Ibovespa. Mas não comprometeu o rali da bolsa, que anda cortejando os 144 mil pontos.
… Toda semana agora o índice à vista estabelece recordes duplos. Em novo pico intraday ontem, bateu 144.193,58 pontos e estabeleceu no fechamento a marca inédita dos 143.546,58 pontos, em alta expressiva de 0,90%.
… Só o giro decepcionou, em R$ 17 bi. Junto com Nova York, o Ibovespa surfa nos topos históricos, de olho no Fed.
… Vale subiu 0,88%, a R$ 57,50, mesmo diante da baixa de 0,31% do minério. O BTG elevou o preço-alvo dos ADRs da mineradora de US$ 10 para US$ 11, com recomendação neutra, diante da nova estratégia comercial da empresa.
… Segundo o banco, anima a “disciplina de capital” e possibilidade de dividendos extraordinários no curto prazo.
… Petrobras acompanhou a força do petróleo, com a ação ON em alta firme de 1,45%, a R$ 34,24, e PN ganhando 0,87%, a R$ 31,45. Lá fora, o contrato do Brent para novembro avançou 0,67%, a US$ 67,44 por barril na ICE.
… Os investidores operaram em estado de alerta, monitorando uma eventual interrupção no fornecimento da commodity na Rússia, após os novos ataques ucranianos do últimos domingo à infraestrutura petrolífera do país.
… A pressão de Trump para a Otan suspender as compras do produto russo também influenciou, embora Bessent tenha dito que Washington não vai impor tarifas sobre produtos chineses, a menos que a Europa faça o mesmo.
… Entre as blue chips do setor financeiro, com exceção do BB, o apetite por risco abriu compras em Itaú PN (+1,66%, a R$ 38,00); Bradesco PN (+1,19%, a R$ 17,03); Bradesco ON (+1,32%, a R$ 14,60); e Santander, +0,49% (R$ 28,80).
… O ambiente positivo foi reforçado pelo processo de ancoragem das expectativas inflacionárias no horizonte relevante de política monetária, com a mediana para o IPCA de 2027 caindo no Focus de 3,93% para 3,90%.
… A eficácia do conservadorismo do Copom tem se manifestado não só nas pressões inflacionárias mais controladas, como também na desaceleração gradual da atividade econômica, confirmada ontem pelo IBC-Br de julho mais fraco.
… Apesar do indicador menos aquecido, o mercado manteve como aposta principal (70%) a chance de a Selic cair só em janeiro, ao invés de em dezembro (25%), disse o economista-chefe do banco BMG, Flávio Serrano, ao Broadcast.
… Sensível ao IBC-Br pior que o esperado, a ponta curta do DI chegou a devolver prêmio com mais intensidade pela manhã, antes se afastar durante a tarde das mínimas após as declarações de Rubio sobre possíveis sanções.
… No fechamento, o DI para Jan/26 marcava 14,895% (de 14,898% no ajuste anterior); Jan/27, 13,995% (contra 14,019%); Jan/29, 13,160% (de 13,204%); Jan/31, 13,395% (de 13,441%); e Jan/33, a 13,540% (de 13,576%).
TOPZERA – Além da precificação do Fed dovish, a perspectiva de que o governo chinês e os americanos acabem se entendendo sobre as tarifas comerciais renovou as máximas de todos os tempos ontem no S&P 500 e no Nasdaq.
… As delegações de Pequim e Washington se encontraram ontem e o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que as próximas tratativas entre os países podem resultar em nova prorrogação da trégua tarifária de 90 dias.
… Está todo mundo de olho agora no telefonema entre Trump e Xi Jinping, marcado para sexta-feira.
… Em suas melhores marcas da história, o índice S&P 500 avançou 0,47%, aos 6.615,28 pontos, enquanto o Nasdaq ganhou 0,94%, aos 22.348,75 pontos. O índice Dow Jones fechou em alta de 0,11%, aos 45.883,45 pontos.
… As ações da Tesla dispararam mais de 3% após Elon Musk comprar US$ 1 bilhão em papéis da empresa.
CIAS ABERTAS – PRIO confirmou que o Ibama concedeu licença de instalação do sistema de desenvolvimento da produção do campo de Wahoo e interligação dos poços ao navio-plataforma Frade.
MASTER. O BRB informou que ainda não deliberou sobre as alternativas cabíveis, em resposta à solicitação da CVM sobre matéria da Folha de que o banco público estaria avaliando comprar ativos menores do Banco Master…
… O ex-presidente Michel Temer confirmou a informação do jornal de que foi procurado pelos controladores do Banco Master e do BRB para tentar destravar o negócio, barrado pelo BC…
… Ele será contratado para atuar em articulações políticas e jurídicas envolvendo uma possível transação…
… Ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Temer disse na noite desta segunda-feira que buscará uma mediação, na tentativa de encontrar uma transação “muito inferior” no negócio, sem dar mais detalhes.
ALLOS. Conselho de Administração aprovou o pagamento de R$ 102 milhões de dividendos intercalares (extras), a R$ 0,1021 por ação ordinária, e de R$ 51 milhões em JCP, a R$ 0,1021 por ação ordinária…
… Os dividendos serão distribuídos em duas parcelas, em 2 de outubro e 2 de dezembro; ex em 24 de setembro e 19 de novembro; JCP serão pagos em parcela única em 4 de novembro; ex em 22 de outubro.
SUZANO informou que fará o resgate antecipado total de bonds 2026 e 2027.
WILSON SONS. CVM aprovou registro de oferta pública de aquisição de ações (OPA) da companhia; leilão foi marcado para 23 de outubro.
AOS ASSINANTES DO BDM, BOM DIA E BONS NEGÓCIOS!
AVISO – Bom Dia Mercado é exclusivo para assinantes e não pode ser redistribuído.