Ásia começa a semana mista, com China em alta e Japão negativo

As bolsas de valores da Ásia encerraram o pregão de hoje de forma mista com aspectos importantes da região dominando as expectativas. As bolsas chinesas terminaram em alta mesmo com as dificuldades do país em enfrentar a questão imobiliária, que dominou o noticiário hoje após o governo determinar a suspensão da divulgação de dados sobre vendas de imóveis residenciais.

No Japão, a sinalização de provável alta de juros em dezembro pelo BoJ, anunciando prós e contras de um aumento de juros, mexeu com o mercado e com o valor do iene. Dessa forma, o Nikkei 225 terminou em queda de -1,87%. Na China Continental, Xangai ficou em alta de +0,65% e Shenzhen, +1,25%.

Em Hong Kong, o Hang Seng terminou em alta de +0,67%. Na Coreia do Sul, o índice Kospi recuou -0,16% e, na bolsa de Taiwan, o índice Taiex perdeu -1,03%. (BDM Online)

Diário Econômico PicPay, por Ariane Benedito

No Diário de hoje, a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, comenta que a expectativa de corte de juros pelo Fed em dezembro impulsionou bolsas globais, moedas e metais preciosos. No Brasil, real fechou a R$ 5,33 e Ibovespa atingiu 159 mil pontos em novembro, com alta de mais de 6%. Hoje, destaque para índices de preços, dados industriais, PMIs e, nos EUA, núcleo do PCE e confiança do consumidor, que devem balizar o apetite por risco.

Vai rolar: Semana começa com falas de Powell e Galípolo

[01/12/25] A Opep+ correspondeu às expectativas e manteve os níveis de produção do petróleo no 1SEM/26, nesse domingo, enquanto a China e o Japão iniciaram no fim de semana a série de índices PMI que medem a atividade global. Ainda no domingo, o BoJ sinalizou possível alta do juro japonês na reunião desse mês (19).

Hoje, os investidores acompanham as falas de Powell e de Galípolo, também com o foco das atenções na política monetária do Fed e do Copom.

No Brasil, a semana ainda tem como destaques o PIB/3TRI e a produção industrial, enquanto nos Estados Unidos a grande expectativa é para a divulgação do PCE de setembro, na sexta-feira, às vésperas do Fomc no dia 10. (Rosa Riscala)

👉 Confira abaixo a agenda de hoje

Indicadores
▪️ 05h55 – Alemanha: PMI/S&P Global industrial de novembro (final)
▪️ 06h00 – Zona do euro: PMI/S&P Global industrial de novembro (final)
▪️ 06h30 – Reino Unido: PMI/S&P Global industrial de novembro (final)
▪️ 08h00 – FGV: Prévia do IPC-S
▪️ 08h25 – BC: Boletim Focus
▪️ 11h45 – EUA: PMI/S&P Global industrial de novembro (final)
▪️ 12h00 – EUA: PMI/ISM industrial de novembro

Eventos
▪️ Macron recebe Zelensky para discutir termos de paz à Ucrânia
▪️ BC lança medidas de segurança para sistema financeiro
▪️ 10h00 – Galípolo palestra em fórum da XP
▪️ 22h00 – Powell discursa em evento