Petróleo sobe em meio à desescalada na agitação geopolítica

Trump disse ontem à noite que Israel havia concordado com as condições necessárias para finalizar um cessar-fogo de 60 dias com o Hamas, enquanto também instava o grupo palestino a aceitar a trégua. O foco também está voltado para a próxima reunião da Opep+, em 6/7, da qual se espera aumento da produção. Dados do API mostraram ontem que os estoques de petróleo dos EUA cresceram 680 mil na semana até 27/6, ante projeção de -2,26 milhões de barris. Há pouco o Brent para setembro subia 1%, a US$ 67,78 o barril, e o WTI para o mesmo mês, +0,99%, a US$ 66,10.

Bolsas europeias sobem com otimismo comercial e expectativas de flexibilização

As bolsas europeias sobem com a possibilidade de acordos comerciais globais. Trump disse que não estenderá o prazo de 9/7 e a Comissão Europeia deve apresentar uma série de demandas durante reuniões com o governo americano esta semana. A taxa de desemprego da zona do euro (6,3%) veio um pouco acima do esperado (6,2%) e não deve influenciar as futuras decisões de política do BCE. Os investidores esperam mais um corte na taxa da região, a 1,75% até o final do ano, e depois antecipam um período de estabilidade. Londres sobe +0,26%; Frankfurt +0,37% e Madri +1,08%; o Stoxx 600 +0,41%.

MERCADOS: Ásia cai majoritariamente com acordo comercial ainda…

MERCADOS: Ásia cai majoritariamente com acordo comercial ainda no radar de investidores

As bolsas de valores da Ásia ficaram majoritariamente no negativo, com exceção de Hong Kong e Taiwan, que conseguiram encerrar no azul. Investidores mantém o tema das tarifas comerciais dos EUA no radar à medida que se aproxima o 9/7, data em que Trump promete implementar as novas taxas. Ontem, o presidente dos EUA ameaçou o Japão com tarifas de até 35%, alimentando temores do pior cenário entre os agentes de mercado. O Nikkei 225 terminou o dia em queda de -0,58%. Na China, a bolsa de Xangai fechou em leve queda de -0,09%, mas Shenzhen perdeu mais terminando o dia com queda de -0,61%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng ficou positivo em +0,62% e, na Coreia do Sul, o Kospi encerrou com queda de -0,47%. Em Taiwan, o índice Taiex fechou em leve alta de +0,11%.