Ásia fica mista à espera do Fed; China impulsiona serviços

As bolsas de valores da Ásia ficaram sem direção única no dia mais esperado da semana, quando o Fed deverá anunciar o corte de 25 pontos base na taxa de juros dos EUA. Investidores ficaram mais cautelosos em algumas praças e, em outras, como as chinesas, pesou a decisão local por medidas de impulsionamento de serviços locais.

Xangai (+0,37%) e Shenzhen (+1,16%) terminaram a sessão no positivo, o mesmo ocorrendo com a bolsa de Hong Kong, com o índice Hang Seng em alta forte de +1,78%. Nas demais praças, investidores tiveram humor diferente. Japão caiu -0,17%, Coreia do Sul, -1,05% e Taiwan, -0,75%. (BDM Online)

Diário Econômico PicPay, por Ariane Benedito

No Diário de hoje, a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, comenta que o otimismo dos investidores com possíveis cortes de juros pelo Fed impulsionou bolsas e commodities, com dólar em queda global. No Brasil, Ibovespa renovou recorde a 143.546 pontos e o real liderou entre emergentes, apoiado pela Selic estável e diferencial de juros. O IBC-Br caiu 0,53%, mas o Focus reforçou trajetória de inflação em queda. Hoje, destaque para PNAD Contínua e Monitor do PIB.

Vai rolar: Superquarta chega com decisões sobre juros de Fed e Copom

[17/09/25] O Fed anunciará às 15h em ponto a primeira queda do juro americano em muitos meses, com um corte de 25pbs, para o intervalo entre 4% e 4,25%. A dúvida é se repetirá a dose em outubro, e isso quem poderá dizer é Powell, na entrevista às 15h30. Também a atualização das projeções econômicas deve dar uma boa pista, ampliando a euforia dos mercados se sinalizar para três reduções neste ano.

Aqui, o Copom anunciará no final da tarde que a taxa Selic vai permanecer estável em 15%, provavelmente, por “um longo tempo”.

No Congresso, a política pega fogo com as articulações pela anistia e a PEC da blindagem, que foi aprovada ontem à noite na Câmara. (Rosa Riscala)

👉 Confira abaixo a agenda de hoje

Indicadores
▪️ 03h00 – Reino Unido/ONS: CPI de agosto
▪️ 05h00 – Fipe: IPC da 2ª quadrissemana de setembro
▪️ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: CPI final de agosto
▪️ 08h00 – FGV: IGP-10 de setembro
▪️ 09h30 – EUA/Dept°. do Comércio: construções de moradias iniciadas de agosto
▪️ 10h45 – Canadá: BC divulga decisão de política monetária
▪️ 11h30 – EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 12/9
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 15h00 – EUA: Fed divulga decisão de política monetária
▪️ 18h30 – BC: Copom divulga decisão de política monetária

Eventos
▪️ 04h30 – Alemanha/BCE: Christine Lagarde discursa em abertura de conferência
▪️ 09h00 – Haddad participa do Seminário de Riscos Fiscais do Conselho de Acompanhamento e Monitoramento de Riscos Fiscais Judiciais
▪️ 15h30 – EUA/Fed: Jerome Powell participa de coletiva de imprensa