Petróleo sofre queda com perspectiva de excesso de oferta global
Opep subiu projeção de produção dos países fora do cartel para este ano, enquanto manteve estimativa de aumento da demanda em 2026
Os contratos futuros do petróleo terminaram a sessão em queda nesta quinta-feira, uma vez que os traders tem mais motivos para acreditar em um excesso de oferta da commodity.
Mais cedo, a Opep subiu a projeção de produção dos países fora do cartel para este ano, enquanto manteve a estimativa de aumento da demanda em 2026.
Além disso, a AIE disse em relatório que o excedente projetado para o mercado diminuiu, mas um grande excesso de oferta continua a tornar incertas as perspectivas.
No cenário geopolítico, o mercado acompanhou a informação de que os EUA sancionaram seis companhias que transportam petróleo da Venezuela. E as negociações para um potencial cessar-fogo na Ucrânia continuam, embora a Casa Branca tenha dito que Trump está “extremamente frustrado” com as negociações.
O contrato do Brent para fevereiro teve baixa de 1,49%, a US$ 61,28 por barril na ICE, enquanto o WTI para janeiro perdeu 1,47%, a US$ 57,60 por barril na Nymex.