Petróleo sobe e fecha semana em alta com tensão no Irã prevalecendo sobre excesso de oferta

Investidores mantêm alerta quanto a possível conflito na região

petroleo-1
Foto:

Após desabarem mais de 4% ontem, os contratos futuros de petróleo subiram nesta sexta-feira, em que pese as sucessivas análises apontando um horizonte de excesso de oferta.

Em relatório hoje, a Fitch estima que serão adicionados ao mercado neste ano, globalmente, mais 2,5 milhões de bpd, ao passo que a demanda aumentará em apenas 800 mil bpd. Tal conjuntura seria suficiente para compensar incertezas de produção no Irã e na Venezuela, por exemplo.

Apesar disso, e dos sinais de arrefecimento das tensões entre EUA e Irã com a diminuição dos protestos e cancelamento de execuções de manifestantes, o Pentágono mobilizou dois grupos de porta-aviões rumo ao Oriente Médio, mantendo os investidores em alerta quanto a um possível conflito e eventual interrupção do fluxo de petróleo pelo Estreito de Ormuz, o que pressiona as cotações.

O contrato do Brent para março fechou em alta de 0,58%, a US$ 64,13 por barril na ICE, enquanto o WTI para fevereiro subiu 0,42%, a US$ 59,44 por barril na Nymex. Na semana, os desempenhos acumulados são positivos em 1,25% e 0,54%, respectivamente.

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado