Petróleo cai com temores de excesso de oferta, apesar de ponderações da AIE
Veja como estão os contratos futuros do petróleo nas bolsas de Londres e NY
Os contratos futuros de petróleo apresentavam queda firme nesta manhã. Há pouco, o WTI/jan recuava 1,45%, a US$ 57,64, enquanto o Brent/fev tinha perda de 1,37%, a US$ 61,36. Agora cedo, a AIE divulgou seu relatório mensal e afirmou que o excedente projetado para o mercado diminuiu em razão da queda na produção da Opep+, mas um grande excesso de oferta continua a tornar incertas as perspectivas.
A agência elevou a projeção para a alta na demanda global por petróleo neste ano, de 790 mil bpd para 830 mil bpd, e também para 2026, de 770 mil bpd para 860 mil. Ajustou ainda para baixo suas previsões de avanço da oferta, para 3 milhões de bpd em 2025 e 2,4 milhões de bpd em 2026, respectivamente, ante previsões anteriores de 3,1 milhões e 2,5 milhões de bpd.
O mercado monitora ainda as tensões geopolíticas. Ontem, as forças americanas interceptaram e apreenderam um petroleiro sujeito a sanções na costa da Venezuela, marcando uma séria escalada nas tensões entre os dois países. Em relação à guerra na Ucrânia, Trump tem mantido contato com líderes europeus em busca de um entendimento para eventual acordo de paz, mas o mercado continua cético em uma solução no curto prazo. (BDM Online)