Ouro fecha em leve queda com realização de lucros, de olho no Fed

Persistentes incertezas geopolíticas e econômicas também impulsionam busca por ativos seguros

moedas-e-ouro-commodity
Foto:

O ouro apresentou forte volatidade hoje, terminando com uma leve realização de lucros após recordes recentes, em meio a dados de inflação dos EUA que consolidaram as apostas em novos cortes nos juros pelo Fed neste ano – pelo menos dois, apesar da expectativa de manutenção em janeiro –, além das persistentes incertezas geopolíticas e econômicas impulsionando a busca por ativos seguros.

Taxas de juros mais baixas tendem a ser favoráveis para o metal precioso, que não gera rendimento.

Em outra frente, as preocupações com a independência do Fed aumentaram depois que o governo Trump abriu uma investigação criminal contra o presidente do Fed, Jerome Powell, atraindo críticas de ex-presidentes do Fed e banqueiros centrais globais.

Além disso, o líder dos EUA ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre os países que negociam com o Irã, correndo o risco de reabrir antigas feridas com Pequim, o principal parceiro de Teerã. Em outro contexto, a Rússia atacou cidades na Ucrânia com mísseis e drones durante a noite.

O contrato do metal precioso para fevereiro fechou em baixa de 0,34% na Comex, cotado a US$ 4.599,10 por onça-troy. Vale registrar que o CME Group anunciou recentemente que ajustará as margens para metais preciosos a fim de lidar com a volatilidade do mercado.

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado