Bolsas europeias caem com incertezas sobre Groenlândia e Irã no radar
De pano de fundo ainda está a investigação criminal do DoJ contra o presidente do Fed
As principais bolsas europeias fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira, com a Groenlândia ainda no foco dos investidores, sobretudo após Trump ameaçar impor tarifas a países que sejam contrários a seus planos de controlar a ilha. Tropas aliadas chegaram ontem ao local.
A reunião de anteontem, Casa Branca, sobre o futuro do território dinamarquês terminou sem um avanço diplomático, embora os EUA, a Dinamarca e a Groenlândia tenham concordado em formar um grupo de trabalho e seguir conversando.
Além disso, o mercado segue monitorando a violenta repressão aos protestos civis no Irã e a resposta americana, que inclui possíveis tarifas sobre os parceiros comerciais iranianos.
De pano de fundo está a investigação criminal do DoJ contra o presidente do Fed, Jerome Powell, alimentando temores sobre a independência do BC americano.
Fechamento: Londres -0,04%, com alta de 1,09% na semana; Frankfurt -0,22% e ganho semanal de 0,14%; Paris -0,65% e recuo de 1,23% na semana; e Stoxx 600 -0,12%, aos 613,82 pontos, e valorização semanal de 0,69%.