A maioria das bolsas asiáticas subiu sob impulso do bom desempenho das techs, enquanto os mercados japoneses mantiveram ganhos moderados após o Banco do Japão manter as taxas de juros inalteradas (0,75%), como esperado, em decisão quase unânime.
O BoJ elevou suas previsões de inflação e crescimento para os anos fiscais de 2025 e 2026, citando o apoio do aumento dos gastos do governo.
Espera-se que o BC mantenha a taxa estável até pelo menos março ou abril, quando os resultados das negociações salariais da primavera darão ao banco central mais clareza sobre a economia e os salários.
Os dados de inflação fracos de dezembro lançaram algumas dúvidas sobre a perspectiva de aperto monetário. A inflação ao consumidor caiu para o menor nível em quase quatro anos em dezembro, enquanto a inflação subjacente permaneceu estável.
Os mercados regionais receberam um impulso positivo de Wall Street, que se recuperou pela segunda sessão consecutiva após Trump, moderar seu discurso sobre a Groenlândia.
Na China, Xangai +0,33%; Shenzhen +0,79%; em Hong Kong, o Hang Seng +0,45%; no Japão, Nikkei +0,35% e na Coreia do Sul, o Kospi, +0,76%.