Petróleo fecha em baixa com incertezas sobre acordo Rússia-Ucrânia e Opep+ no radar
Cartel deve manter inalterados níveis de produção
Os contratos futuros de petróleo fecharam em baixa nesta sexta-feira, após uma sessão bastante volátil, com os investidores à espera da reunião da Opep+ no fim de semana. O cartel deve manter inalterados os níveis de produção e concordar com um mecanismo para avaliar a capacidade máxima de cada integrante.
O mercado também monitora as notícias sobre um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Hoje, o principal assessor de Zelensky e negociador do plano, Andriy Yermak, renunciou após operações anticorrupção no país.
Em outra frente, o jornal britânico The Telegraph diz que o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, fará uma oferta direta a Putin – e que os EUA estariam se preparando para reconhecer o controlo russo sobre territórios ucranianos ocupados. Esse encontro é aguardado para semana que vem, em data ainda não divulgada.
O contrato do Brent para fevereiro fechou em baixa de 0,77%, a US$ 62,38 por barril na ICE e acumula quedas de 0,29% na semana e de 3,83% no mês. Já o WTI para janeiro recuou 0,17%, a US$ 58,55 por barril na Nymex, com alta de 0,84% na semana e perda de 3,99% em novembro.