Bolsas europeias fecham em leve alta e maioria acumula ganhos no mês

Dia teve vários indicadores de países do bloco e liquidez reduzida

bolsas-europa-zona-do-euro-bce
Foto: Foto: Freepik

As principais bolsas europeias fecharem com ganhos moderados nesta sexta-feira, dia de vários indicadores de países do bloco e liquidez reduzida, com o mercado americano operando em horário reduzido em função do feriado de Ação de Graças, ocorrido ontem.

Na Alemanha, as vendas no varejo caíram 0,3% em outubro após alta de 0,3% no mês anterior. Na França, PIB final do 3TRI avançou 0,5% na comparação mensal, dentro do esperado, ao passo que a inflação de novembro ficou abaixo das estimativas.

Além disso, os investidores seguem na expectativa de novos cortes de juros nos EUA, enquanto acompanham notícias sobre um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Esta última sofreu um golpe hoje com a notícia de que o principal assessor de Zelensky e negociador do plano, Andriy Yermak, renunciou após operações anticorrupção no país.

Em outra frente, o jornal britânico The Telegraph noticiou que o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, fará na semana quem uma oferta direta a Putin – e que os EUA estariam se preparando para reconhecer o controlo russo sobre territórios ocupados.

Fechamento: Londres +0,15%; Frankfurt +0,25%; Paris +0,29%; Stoxx 600 +0,28%, aos 576,59 pontos. No acumulado de novembro, Londres e Paris sobem 0,19% e 0,05%, respectivamente, enquanto Frankfurt cai 0,62%. Já o Stoxx 600 avançou 0,84% em novembro.

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado