Petróleo fecha em alta com incerteza sobre acordo de paz entre Rússia e Ucrânia
Trump queria ver algo assinado até amanhã, mas já recuou
Em uma sessão bastante volátil, os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, diante de um esfriamento nas expectativas sobre um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia no curtíssimo prazo. Trump queria ver algo assinado até amanhã (27/11), mas já recuou e disse hoje que “o prazo final é quando acabar”.
O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, vai liderar uma delegação para negociações e será recebido por Putin na semana que vem, mas a data ainda não foi definida.
Do lado da oferta, o DoE informou hoje que os estoques da commodity (bruta) nos EUA aumentaram 2,774 milhões de barris na semana passada, para 426,929 milhões, frente a uma expectativa de queda de 1,3 milhão, segundo analistas consultados pelo WSJ.
Ainda em relação ao mercado americano, a Baker Hughes divulgou que o número de poços e plataformas de petróleo em atividade diminui em 12 na semana, para 407.
O contrato do Brent para janeiro subiu hoje 1,04%, a US$ 63,13 por barril na ICE, enquanto o WTI para o mesmo mês avançou 1,21%, a US$ 58,65 por barril na Nymex.