Petróleo cai com temor de excesso de oferta diante de perspectiva de paz na Ucrânia
Dia teve ainda divulgação do pela Baker Hughes do número de poços e plataformas de petróleo em atividade nos EUA
Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta sexta-feira, com os investidores temerosos quanto a um excesso de oferta do produto, diante do horizonte de possível acordo para encerrar a guerra na Ucrânia. As atenções estão voltadas para o plano de paz apresentado pelos EUA.
Em linhas gerais, a proposta obrigaria Kiev a ceder grandes porções de território ocupadas pelos russos, limitar o tamanho de suas forças armadas e suspender gradualmente as sanções contra Moscou, segundo a Reuters.
Trump pressiona Zelensky a aceitar os termos até a próxima quinta (27/11). O líder ucraniano disse inicialmente que pretende cooperar com os americanos sem abrir mão dos interesses do país.
O dia teve ainda a divulgação, pela Baker Hughes, do número de poços e plataformas de petróleo em atividade nos EUA, que aumentou de 417 para 419 na semana.
O contrato do Brent para janeiro caiu 1,29%, a US$ 62,56 por barril na ICE, enquanto o WTI para o mesmo mês recuou 1,59%, a US$ 58,06 por barril na Nymex. No acumulado da semana, os desempenhos são negativos em 2,84% e 3,37%, respectivamente.