Fechamento: Ibovespa sobe puxado por bancos e acumula ganho de quase 3% na semana; dólar cai para R$ 5,16
Petrobras caiu firme e limitou os ganhos do índice
O Ibovespa fechou em alta de 0,79% nesta 6ªF, aos 173.295,14 pontos, após ficar muito perto de tocar os 174 mil pontos na máxima do dia.
No acumulado da semana, o índice mostra valorização de 2,95%.
O giro hoje foi fraco, de apenas R$ 23,9 bilhões.
Entre as blue chips, destaque positivo para os bancos: Bradesco PN +1,70% (R$ 17,92), BB +1,45% (R$ 20,34), Itaú PN +1,29% (R$ 42,24), BTG unit +0,66% (R$ 54,66) e Santander unit +0,57% (R$ 26,35).
As ações da Petrobras, em contrapartida, caíram firme (ON -1,17%, a R$ 42,25; e PN -1,01%, a R$ 38,06), pressionadas pela derrocada na casa de 4% do petróleo.
A Vale também recuou, -0,65% (R$ 78,15), no sentido oposto ao minério de ferro (+0,81%).
Totvs liderou as altas do indicador com +5,63% (R$ 28,69), seguida de Renner (+3,10%; R$ 14,97) e C&A (+2,99%; R$ 11,02).
Na outra ponta, Braskem PNA foi a que mais caiu (-8,36%; R$ 6,25), apesar da decisão que permite a suspensão, por 60 dias, de execuções judiciais por parte de credores contra a companhia. Suzano vem a seguir com -4,50% (R$ 40,11), acompanhada de Azzas (-4,09%; R$ 18,99), que negou que a marca Hering esteja à venda.
O dólar à vista caiu 0,20%, para R$ 5,1676.
Fechamento dos Mercados
▫️ IBOVESPA: +0,76% | 173.295,14 pts
▫️ DOW JONES: -0,09% | 51.876,11 pts
▫️ S&P500: -0,05% | 7.354,02 pts
▫️ NASDAQ: -0,24% | 25.297,62 pts
▫️ DÓLAR: -0,20% | R$ 5,1676
▫️ EURO: -0,36% | R$ 5,8858
▫️ BITCOIN: +0,71% | US$ 59.880,0