Petróleo cai firme com fluxo maior em Ormuz e acumula perda de até 10,6% na semana
Possíveis cobranças para navegação seguem no radar
Após o repique de ontem, os contratos futuros de petróleo voltaram a cair forte nesta 6ªF, à medida que mais petroleiros deixavam o Estreito de Ormuz, aliviando as preocupações com o abastecimento, apesar de uma embarcação ter sido atacada no Golfo de Omã ontem.
Trump acusou o Irã de ser o responsável pelo ocorrido, no que chamou de uma “violação insensata” do acordo de cessar-fogo. Um dos destaques do dia foi o informe do Iraque de que a Opep começou a restaurar gradualmente as alocações de produção de petróleo do país anteriores à guerra.
Em outra frente os investidores seguem atentos a eventuais cobranças em Ormuz. Segundo fontes da Blooomberg, Omã quer taxar serviços relacionados à despoluição ou ao auxílio à navegação na passagem.
No fechamento, o contrato do Brent para agosto despencou 4,34%, a US$ 71,99 por barril na ICE, enquanto o WTI para o mesmo mês recuou 3,74%, a US$ 69,23 por barril na Nymex.
No acumulado da semana, os desempenhos acumulados são negativos em 10,64% e 8,73%, respectivamente.